Dicas de Leitura

Objetivos Literários para 2020

objetivos-literários-para-2020

Com o novo ano, começa novos planos também. E por isso a minha primeira publicação do ano aqui vai ser 10 objetivos literários que quero cumprir. 2019 foi o ano da mudança, de separar os dois temas que gosto tanto: livros e minimalismo. 2020 vai ser o ano de foco nas leituras descomplicadas.

Retomar o So happy with Books

A minha necessidade de mudar não é só por querer um novo caminho para o So happy with Less, eu mudei muito como leitora e a forma como vejo os meus livros, por isso também queria marcar a mudança e a passagem para um novo capítulo. Desta forma, senti necessidade de pegar novamente no So happy with Books.

Manter a leitura lenta e descomplicada

Este vai ser o meu principal objetivo. E coloco como objetivo porque nem sempre é fácil para mim, por querer participar em projetos, desafios e maratonas, que outros colegas, que fui conhecendo nesta comunidade livrólica, vão realizando. No entanto, para a minha sanidade mental, decidi que não vou fazer mais leituras para “encaixar” em projetos. Nada contra eles, pelo contrário há projetos muito bons, mas sinto que estou numa mudança e isso refletesse também na minha maneira de estar e ver as coisas. Por isso neste mundo tão acelerado comprometo-me a “manter a leitura lenta, simples e descomplicada” (frase da Catarina Sousa).

Objetivos literários para 2020

1- Ler 50 livros ao longo do ano

Como tem sido habitual, o meu desafio no Goodreads vai continuar a ser 50 livros. É um número que consigo alcançar sem esforço. Se não conseguir, não há problema nenhum, se conseguir ótimo. Sem stress e sem obrigações.

2- Ler 30 livros que estão na minha estante

Para reduzir o número de livros que estão na minha estante por ler, quero ler pelo menos 30. Isto porque tenho muitos bons livros à espera de serem lidos e acabo, muitas das vezes, por dar prioridade a novidades. Por isso, este ano quero prestar mais atenção aos livros que já estão na estante.

3- Ler mais livros de não-ficção

Não só por ser um dos meus géneros literários favoritos, mas também quero mais livros sobre minimalismo e vida simples. Para aprender mais sobre o tema e produzir melhor conteúdo para o So happy with less. ⠀

4- Escolher bem as minhas leituras

Quero ler os livros que têm muito boas opiniões e que estão na minha estante, para fazer deste ano o melhor a nível de qualidade de leituras. Por isso escolher melhor os livros que vou ler. ⠀

5- Fazer opiniões literárias de todos os livros que ler

O ano passado quase que consegui escrever a opinião de todas as minhas leituras, mas no final do ano com a mudança nos blogs, não consegui dedicar tempo a esta parte. Este ano quero fazer, ora aqui no blog ora no instagram.

6- Não participar em desafios/ projetos literários

Já participei em muitos desafios e muitos projetos, mas ultimamente isso começou a deixar-me um pouco ansiosa, por isso a decisão de não participar em projetos literários.

7- Não perder tempo com livros que não estou a gostar

Tenho uma dificuldade enorme em desistir de livros, mesmo quando não estou a gostar, porque fico sempre à espera que a leitura melhore e sinto que ao desistir não consigo dar uma opinião fundamentada. Mas o tempo é curto para andar a perdê-lo com livros que não estou a gostar.

8- Ler mais ebooks e dar uso ao meu kindle

Tenho imensos ebooks que quero ler e tenho de dar mais uso ao meu kindle e ler menos no telemóvel. Alguns livros vou ler inicialmente em ebook e depois, se gostar muito, compro para ter na estante. E quero dar uso ao meu kindle, porque se continuar com ele parado, então vou ter de desapegar e vendê-lo.

9- Comprar menos livros

Tenho imensos livros por ler na estante e, confesso que não sei quantos são, mas é algo que quero mudar. Agora no início do ano vou catalogar todos os livros e ver quantos são. Também tenho plena consciência que tenho livros suficientes para ler. No entanto, sei que vou comprar de certeza algum, por isso não há promessas de não comprar livros. Vou comprar de certeza, mas quero comprar com consciência.

10- Fazer vídeos sobre livros no IGTV

Antes tinha o canal no youtube onde fazia vídeos só sobre livros, mas agora as coisas vão mudar por lá. Quero usar os vídeos do instagram para falar das minhas leituras.

Por agora é tudo! Quero cumprir estes objectivos literários e não acho nada difícil. Mas acreditem que o pior para mim é não participar em desafios e projectos literários.

Também definem objetivos literários?

Guarda no Pinterest os 10 objetivos literários para 2020, para te inspirares.

objetivos-literários-para-2020-pinterest

O blog é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao comprarem os livros usando os links disponibilizados, estão a contribuir para o seu crescimento literário. Obrigada!!


Acompanha-me nas minhas redes sociais para mais conteúdo sobre minimalismo e vida simples:
instagram | pinterest | facebook

Previous Post

Leave a comment

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: